†Dia do Rock†

† I WANNA ROCK!
† TUMDUMDUMDUM! TUMDUMDUMDUM!
† I WANNA ROCK!
† TUMDUMDUMDUM! TUMDUMDUMDUM!

Bem, hoje dia 13 de Julho é o Dia Mundial do Rock, e aqui vou eu divagar sobre musica e bandas que eu gosto, e outras coisas mais, vamos lá?

Mr. Pink Floyd

Bem, o que é Rock? Vai saber, poderia dizer que é Elvis, mas prefiro pecar pelo excesso de informação que pela falta, vamos dizer que tudo começou com um homem do Mississípi chamado Robert Johnson:

crossroadblues

Encruzilhada

Caso deseje saber existe um filme chamado Encruzilhada com Ralf Macchio, o eterno Daniel-san de Karatê Kid, e seu professor de guitarra na época senhor Steve Vai, um dos maiores guitarristas da atualidade, o filme trata de Daniel-san após parar de treinar Karatê com o Sr. Miyagi ir até um asilo encontrar um velho musico de blues que pode levá-lo para a encruzilhada onde ele encontrará a musica perdida de Robert Johnson, e vai gravá-la e fazer sucesso, mas no caminho ele deverá ir para o Japão com Sr. Miyagi para encontrar o pai de seu mestre que está muito doente… Ta eu devo estar misturando os filmes, mas eu pretendo fazer uma review de Crossroad em breve, então seguindo:

O facto é (e sim, eu sei que se escreve Fato, mas eu acho que a utilização do ‘c’ mudo traz uma sensação de glamour para a fala e leitura que não pode ser descrita com facilidade) que o mito do homem que vai até a encruzilhada e vende sua alma ao diabo em troca de sucesso, que possivelmente foi o catalisador de todas as histórias envolvendo músicos de rock e pactos com o diabo começou ai.

Uah Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!

Eu já falei de sua contra-parte brasileira em Outro Post, mas aqui vamos falar de Elvis Presley, o homem que começou a cantar e dançar blues como os negros sendo branco, naquela época isso não era muito bem visto pela sociedade americana, alguns dizem que o motivo do nascimento do rock é que os pais não queriam que seus filhos dançassem e cantassem o Rhythm & Blues dos negros, então mudaram o nome para Rock ‘N Roll, é difícil dizer, no entanto, em que momento o rock deixa de ser blues e em que momento o blues passa a ser rock, dizem geralmente que a primeira musica de rock é Rock Around the Clock de  Max C. Freedman e James E. Myers, que fez um incrível sucesso na voz de Bill Haley, de toda forma é difícil definir em que momento o rock realmente começou, mas hoje ainda é difícil definir o que é rock, e o que não é, mas falemos do que já é pré-estabelecido como Rock, ou nem tanto!

Seria injusto falar apenas do Elvis.

The Million Dollar Quartet“, os quatro maiores músicos da Sun Records, são ninguém menos que Elvis Presley, Johnny Cash, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, existe uma gravação de um encontro deles na Sun Records, apesar de não tocarem quase nenhuma musica inteira e de Joninho Grana não ter cantado ou tocado,  o encontro dos quatro ficou marcado por essa foto, é interessante mencionar que seus estilos as vezes tendiam mais para o Country (como no caso de Grana e Perkins), o que mostra que o Country assim como o Blues possui uma grande influencia no Rock ‘N Roll.

Mas de uma forma ou de outra é interessante perceber que eles são astros, todos mundialmente conhecidos, mas individualmente, eles eram o simbolo, não as bandas, levou algum tempo até que as bandas ficassem populares, e a primeira banda a se tornar realmente popular foram:

Tem… Algo errado ai…

Cinco garotos britânicos, eram eles Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best, Os Besouros… Pera ai, ta meio estranho isso né? Na verdade não! Originalmente Stuart era o baixista dos Beatles e Pete era o baterista, Stuart saiu ainda no inicio da banda para viver com a namorada e se dedicar a pintura, ele não era um bom baixista, havia entrado na banda por ser amigo de John Lennon, de facto ele tocava de costas para o publico, com a saída dele, Paul McCartney largou uma das guitarras e pegou o baixo, posteriormente Pete foi substituído por Ringo Starr, devido a sua falta de compromisso com o grupo, seguindo em frente, os Beatles influenciaram toda uma geração, a ideia de banda de certa forma surgiu com eles, antes dos Beatles você tinha músicos muito famosos, mas não bandas ou grupos, eles também popularizaram cada vez mais a venda de discos deixando muitas vezes os shows ao vivo em segundo plano.

A evolução da banda e de seu estilo é notável, e eles lançaram a moda de não se ter mais um astro, mas sim um grupo, uma banda, claro que muitas bandas até hoje são definidas por apenas um ou dois integrantes, mas de sua própria forma, com os Beatles todos os integrantes de uma banda passaram a ter importância perante a mídia, menos o Ringo

Pobre Ringo…

Sobre o que eu estava falando mesmo? Maldição, comecei o artigo ontem e nem lembro mais onde parei, e estou com preguiça demais pra reler o que escrevi, ó maldição… Que seja, terei de ser injusto com algumas dezenas de bandas então… Me desculpem Rolling Stones e The Doors, mas vamos ao começo do Heavy Metal?

Roxo Profundo!

Antes de termos Metal is The Law com nosso querido Massacration, houveram as bandas percursoras do estilo, se pararmos pra analisar bem (e eu sei que um bando de Troos Metaleiros vão querer me agredir agora) é difícil definir exatamente quando algo deixa de ser Rock e passa a ser Metal, muitos dizem que a primeira musica de Heavy Metal é Helter Skelter dos Beatles, mas bandas como ACDC, Led Zeppelin e Deep Purple já possuíam um estilo que podemos definir como Heavy Metal.

Vamos falar então de algo que todos podemos aceitar como Metal, Black Sabbath!

“Se as pessoas pagam pra ver filmes de terror, será que elas não pagariam pra ouvir musicas de terror?”

Aparentemente sim, a banda Black Sabbath lançou a música Black Sabbath, no álbum Black Sabbath, esse nome vem do filme Black Sabbath… E nessa musica eles fizeram um trítono, agora, você sabe o que é um trítono? É um intervalo entre alturas de duas notas musicais que gera três intervalos inteiros…

- “É o que?”

Bom criança ignorante, basicamente é um tipo de intervalo usado pra dar a sensação de movimento e tensão na música, durante a idade média a igreja proibia a utilização do trítono, pois dizia que esse som estava relacionado com o diabo, mas, sabe quem já usava trítono naquela época?

O bom e velho Ludwig Van!

Seria ele o verdadeiro pai do Metal? Bom, o facto é que Black Sabbath é uma das bandas que definitivamente lançou o Metal no mundo, mas se formos falar disso temos de mencionar algumas outras bandas, e eu não planejo fazê-lo, apenas citarei quatro bandas que todos já devem conhecer, me desculpem, mas não planejo falar de bandas menos conhecidas… Não adianta me chamar de Poser!

The Big 4!

Sim, épico, queria ter visto ao vivo, infelizmente sou pobre e na época eu não tinha um blog… Desculpem-me, uma lágrima rolou por meu rosto másculo enquanto uma lembrança nostálgica se abatia sobre mim, maldito esquilo (falarei sobre ele em outro post), seguindo, não há muito o que se dizer sobre essas bandas além de que elas são épicas!

A titulo de curiosidade, o Megadeth surgiu após Dave Mustaine ser expulso do Metallica, mas mesmo após sua saída ele continuava amigo do baixista do grupo, o senhor Cliff Burton, porém, em uma das viagens os membros do Metallica tinham a tradição de deixar o vencedor do jogo de cartas dormir na melhor cama do ônibus, o vencedor naquela noite foi Cliff, e após um acidente, ele foi o único a falecer…

Oh Fuck…

Em frente, em frente, nos anos 80 surgiu a banda que particularmente considero minha preferida, o Red Hot Chilli Peppers, mas deverei ser injusto ao não falar dela agora, tal qual estou sendo com uma dezena de bandas, percebam que estou fingindo esquecer toda a cena punk, além de bandas como Queen, U2Pearl Jam e outras, só queria mencionar o surgimento de Guns ‘N Roses na metade dos anos 80 e o surgimento do Nirvana nos anos 90, agora… Por que infernos os fãs dessas bandas tem essa maldita rivalidade? Por causa de alguma briga idiota em algum VMA? Ah que saco, esses caras não param de discutir besteiras, todos sabemos que Odair Cabeça de Poeta e o Grupo Capote são os verdadeiros mestres da música jovem da atualidade.

Mais como estava falando de Metal, acho que não poderia deixar de citar o Tenacious D! Compositores da maior música de todos os tempos, Jack Black e Kyle Gass, são responsáveis por derrotar o diabo uma série de vezes em duelos musicais, o que os tornou uma das maiores bandas de todos os tempos… Ou quase isso…

Essa Fênix… Se parece muito… Com um filhote de galo.

E agora antes que vocês me ofendam, eu gosto de Evanescence, eu acho que a vocalista da banda, Amy Lee tem muito, e digo sério, muito talento, ela tem uma voz fenomenal, os músicos são ótimos instrumentistas e as músicas possuem mensagens profundas e interessantes, doa a quem doer, me ofendam, me chamem de poser, eu não me importo, e eu estou sendo plenamente sincero quando digo que eu considero Evanescence uma boa banda, e eu gosto de ouvir suas músicas, doa a quem doer.

Olha quanto talento!

Olha quanto talento!

Desculpem… Eu não resisti… Mas vamos lá, se quiserem me chamar de poser, podem começar, eu gosto de System of a Down e Linkin Park, eu até gosto de algumas músicas de Slipknot e até de Kittie, vamos lá Troos eu aguardo vocês me xingarem…



Já deu? Beleza, vamos seguir, antes de terminar eu gostaria de mencionar uma banda que tenho ouvido bastante recentemente Rise Against, eu conheci a música em um dos trailers de Street Fighter vs Tekken, e gostei da banda, ela possui uma pegada bem alternativa, e revival, e é uma banda que eu não ouvia as pessoas falarem muito (na verdade nunca ouvi ninguém falar sobre ela).

Os hipsters se aproximam.

Os hipsters se aproximam.

Eu posso ouvi-los, você pode? Acredite ou não existem bandas populares que alguns Hipsters gostam, nem tudo pra eles são bandas under-under-underground que você só ouve com cinco búlgaros na trilha sonora de filmes adaptados de romances suecos no interior da Romênia com legendas em turco, filmado na polônia.

Pois é, eu sei que você está pensando naquela piada, onde eles dizem que querem que o Paul e o Ringo morram logo pra que Beatles se torne Underground, e eu acho esse tipo de humor desnecessário no momento seu Bastardo Inglório!

Mas existem boas bandas como The Strokes (Que não conheço quase nada) e Muse (Que conheço bem até), que são bandas populares na comunidade Hipster, e sim, existem outras que não vou citar por não ouvir muito, como Queens of Stone Age e Nick Cave and the Bad Seeds, mas que achei que valiam uma menção.

King Mob?

Antes de terminar, eu não vou falar de bandas de Rock Nacional (pelo menos não dessa vez), então me desculpem, mas sem UDR pra vocês hoje, não importa o quanto eu esteja entusiasmado em meus treinos de Chutambô, quero falar pra encerrar de uma banda que eu pessoalmente não gosto muito, My Chemical Romance… Meu Deus, já ouço as vozes dos infantes:

- Tá, por que raios Mr. Pink está falando dessa coisa? Esse imbecil me atraiu aqui com promessas de Pink Floyd e Twisted Sister, esse maldito nem mencionou Scorpions, ele não falou do Bob Dylan, esse filho da mãe não falou de Bob Dylan, nem do G3, nem de Neil Young, nem Billy Idol, nem de Jimmy Hendrix, nem Joan Jett, nem Janis Joplin, nem Alice Cooper, nem Kiss e blá blá blá

E você minha criança do tempo, está absolutamente certo, então por que o Mr. Pink estaria falando de My Chemical Romance?

Porque eu sou polemico, e porque Grant Morrison, autor de Os Invisíveis, Batman R.I.P., Asylum Arkham, All Stars Superman, Crise Final e outras ótimas HQs, apareceu em um clipe desta banda onde ele atira nos músicos!

Além disso, o vocalista da banda Gerard Way, é escritor da HQ The Umbrella Academy, que está na minha lista de coisas pra ler, e enfim… Qualquer pessoa que coloque Grant Morrison em um clipe com uma arma laser merece um minimo de atenção, então aqui está a minha atenção!

E só pra não encherem que eu não falei de Marlyn Manson, ta ai a música que ele canta com a Lady Gaga, porque nada mais bizarro poderia ser imaginado pela minha mente, a não ser que eles tivessem um filho…

Talvez eles devessem ter um filho…

Mr. Pink fica por aqui!

†Até Mais†

†I Wanna Rock and Roll All Night! And Party Every Day!
†I Wanna Rock and Roll All Night! And Party Every Day!
†PAMMMM PAM PAM PAM PAM PAM PAM PAM PAMMMMMM!
†PARAMRAM PAM PAM PAM PAM PAM PAM PAM PAMMMMMMMMMMMMMMMMM!

Comentários

Comentários!