Os Mercenários

Vou falar um pouco hoje sobre o magnânimo e original filme Os Mercenários.

Eu vou tentar não dar muitos spoilers sobre o filme para você que ficou treinando macacos espaciais o dia todo e não teve a chance de assistir a essa mais do que linda obra de arte, um legado à humanidade.

mercenarios expandables

Todos os fodões na mesma tela

A ideia de falar sobre esse filme veio do Mr. Pinky, que queria falar sobre o 2 e me convenceu a falar sobre o primogênito.

Claro que eu preferia falar sobre Tomates Verdes Fritos ou Um Lugar Chamado NottingHill  filmes como Cães de Aluguel ou Rocky.

Bom, o que falar sobre esse filme, que reúne as maiores estrelas dos filmes de ação num épico de um grupo de Mercenários que não deixa ninguém para contar história?

É bem possível que os fatos narrados sejam destorcidos pela minha leve esquizofrenia, já que tem um bom tempo que vi o filme e os acontecimentos estão como borrões em minha cabeça, mas para todos os efeitos…

Spoiler Alert!

Spoiler Alert!

Aqui começa a zona de spoilers, então caso queira pular direto para a consideração final pule toda a parte em vermelho escuro clicando aqui!.

Agora se você já viu o filme ou não liga pra spoilers, vá em frente:

Expandables Logo

Tropa de Elite osso du…não, pera


O filme começa com um bocado de ação, com vários homens num cruzeiro no Pacífico. Calma, não é o que você está pensando, eram piratas e o grupo de “Heróis” foi chamado para resgatar os reféns do cargueiro.

Então é mostrado um pouco da vida de cada um, a história dos personagens e o lado sensível do Jason Stathan, ao salvar sua namoradinha do galante jogador profissional de NBA de rua, dando uma bela porrada em todos que estavam na quadra.

expendables

comovente cena


Acaba virando que se você prestar atenção, é tipo um RPG, com vários chars, cada um com suas habilidades, como o arremessador de facas, lutador de kung-fu, o bruto das armas pesadas, o Rambo e por aí vai.

O grupo então é chamado por um “Mr. Church” (B. Willis) para uma missão na Bolívia, México ou Brasil. Pra americano tanto faz, eles falam espanhol, no meio das favelas com vista pro mar. Pode ser também na Venezuela, mas não faria diferença nenhuma para essa história tão profunda.

Um outro líder de mercenários, Schwarzenigga, está lá para discutir o contrato, mas o recusa e então o Church diz que são coisas de política dele. Haha, engraçado, já que o Shwarz  é governador da Ensolarada Califórnia.

Haha. É engraçado porque faz sentido

Haha. É engraçado porque faz sentido


Então os Mercenários pegam um avião, voam pro país bonito lá e encontram o ditador que eles têm que matar. Acho que eles foram lá matar um ditador. Bom, tinha um ditador, eles encontram o ditador(seu exército) e aí eles ficam com medo e decidem fugir do país antes que morram. Mas acontece que a filha do ditador é uma cocota, e o Stallone curte cocotas.

Stallone e Cocota

Stallone e Cocota


Quando estão fugindo de avião, Stallone convence eles a dar meia volta com a geringonça voadora e destruir o porto e metade da cidade.

De algum jeito, não lembro como e não importa muito, eles acabam entrando na Fortalzea do Mal e rola uma cena de ação do caramba, cheia de Kung-fu, tiros, Krav-magah, explosões Chutambô, tiros, explosões, mortes, fogo, lutas com pessoas em fogo, vários plot twist que de nada alteram a história e por fim Stallone salvando a mocinha, mas precisa da ajuda do Stathan pra isso. Incompetente.

Por fim, a Cocota fica na favela pra tentar limpar a merda toda que o pai fez (sim, ele foi morto na cena do caramba), Stallone  volta forever alone e os amigos tomam umas brejas e jogam facas no bar. Por fim², a cena final é todos os heróis correndo livres com suas motocicletas na rua, não lembro se era ao pôr-do-sol ou se já era de noite mesmo.

Expandables

Badasses

Concluindo: Se você tiver sem o que fazer, quiser assistir um filme de ação descompromissada, algo que seja só para ver as coreografias com a galera barra-pesada dos filmes de ação, esse é um bom pedido. Cheio de ação e comédia (com piadas intertextuais) e vazio de história, esse filme merece ser assistido, mesmo que só para você (seu chato, crítico sem noção) poder falar mal dele pros seus amigos.

Nota final: 7,15/10

Agora, se você quiser ver um filme bom, assista 500 dias com ela  The Avengers

Comentários

Comentários!