Invasor Zim – Nós vamos invadir sua praia

Hora da Polêmica!

Gostaria que nesse momento a seguinte musica tocasse em suas mentes:

http://www.youtube.com/watch?v=VJNill3YOcs

Mas isso é opcional, vou falar de um dos desenhos que mais marcaram minha tenra pré-adolescência, Invasor Zim!

Meu desenho preferido! \o/

Meu desenho preferido! \o/

Bem, é obvio que esse artigo vai ter spoilers (Como praticamente todos os artigos que eu escrevi nos últimos tempos), mas só pra não dizer que eu não avisei:

Spoiler Alert!

Spoiler Alert!


Invasor Zim é um desenho criado por Jhonen Vasquez, e exibido na Nickelodeon, local onde os desenhos mais perturbadores iam pra viver, afinal se formos analisar praticamente todos os desenhos americanos com clima mais tenso (Com exceção creio eu, de “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy“) tiveram lugar apenas na Nick, canal que eu passei boa parte da infância assistindo.


Bem, Invasor Zim trata de um alienígena da raça Irken que é uma desgraça para seu povo, já que causou o fracasso da ultima tentativa de invasão de sua raça a diversos planetas, pra se livrar deles, os lideres (chamados de Altíssimos, pois eles são altos… Literalmente) o enviam com um androide defeituoso para longe de qualquer ação dos Irkens, o resultado é que Zim vem cair na Terra, e é ai que a trama começa.

Personagens:

Zim

Zim


O protagonista da série é o próprio Zim, o personagem é demasiado divertido e vive falhando em suas tentativas de dominar o mundo, ele é um misto de um ser completamente estupido e de um cientista gênio, que torna o personagem deverás interessante.

Ele é um mestre da tecnologia, e da ciência, e por vezes ele demonstra possuir tudo o que precisa pra dominar o mundo, porém ele é um estrategista terrível, as poucas vezes que seus planos deram certo foram para salvar sua própria vida, ou ironicamente salvar a Terra.

Por ser uma série de humor negro, a cronologia é geralmente deixada de lado, então por vezes você vê o protagonista em uma situação como se transformar numa salsicha e isso não repercute em nenhum momento.

Zim, teria sido capaz de dominar a Terra com tremenda antecedência, caso não fosse seu rival humano, um teórico da conspiração genial, porém completamente louco.

Eu vou pegar você Zim!

Eu vou pegar você Zim!


Dib é um ser humano, filho do professor Membrana, talvez o cientista mais genial do mundo, ele acredita em todo o tipo de criaturas mágicas, e faz parte de uma organização secreta conhecida como “Olhos Inchados”, que investiga atividades paranormais, ele é o primeiro humano a descobrir que Zim é um alienígena, e além de sua irmã é o único a saber disso.

De forma similar a Zim, ele é um gênio tecnológico e um estrategista péssimo, geralmente consegue frustrar os planos de Zim por acidente, e é sempre ridicularizado por acreditar nesse tipo de coisas.

É a ovelha negra da família, sendo desprezado pela irmã e visto como um fracasso pelo pai que o acha completamente inútil, e queria que ele parasse de pesquisar sobre o sobrenatural e se dedicasse as ciências naturais.

Eu gosto de waffles!

Eu gosto de waffles!


GIR, é uma Unidade SIR… Espera… O que?

Gir é o único aliado de Zim na Terra, cada Irken que é enviado para dominar um planeta recebe uma unidade SIR, e Zim, mesmo sendo o Pária de sua espécie ele recebe um robô para auxiliá-lo, Gir, porém, não é uma unidade SIR comum, ele é feito com peças defeituosas, motivo pelo qual seus olhos geralmente possuem a cor verde e não vermelho.

Por esse mesmo motivo Gir muitas vezes não segue as ordens de Zim, ele é completamente idiota e na maior parte do tempo causa mais problemas ao planos de Zim do que de fato o ajuda.

Gir se disfarça com uma fantasia de cachorro verde que o faz passar despercebido por todas as pessoas da Terra, e ele adora Waffles.

Me explica porquê todos os protagonistas tem nomes de três letras.

Me explica porquê todos os protagonistas tem nomes com três letras.


Gaz é a irmã mais jovem de DIb e provavelmente minha personagem preferida, depois de Zim, dificilmente ativa nos episódios, passa a maior parte deles jogando seu vídeo-game, o “Jogo do Escravo 2″, no qual é completamente viciada.

Fria e anti-pática, é a unica humana além de Dib que sabe que Zim é um Alien, mas em determinado episódio afirma que este é idiota demais pra conseguir dominar o mundo, costuma se esforçar mais pra ver o sofrimento do irmão do que para ajudá-lo.

São poucos os episódios focados nela, mas nestes ela costuma resolver o problema de forma mais rápida e prática que o irmão, chegando a salvá-lo em algumas situações.

Polemicas e Mamilos.

"To gatinho!" VASQUEZ, Jhonen

“To gatinho!” VASQUEZ, Jhonen


O desenho foi criado por Jhonen Vasquez, um gótico level 100, nilhista, misantropo, que também é o criador da nem tão famosa HQ Johnny The Maniac Homicidal, eu cheguei a ler os dois primeiros volumes da série e ela possui muito mais humor negro, e é obviamente muito mais pesada do que Invader Zim.

O desenho foi cancelado devido a constantes reclamações de que possuía um clima muito pesado pra ser uma série infantil, mesmo sendo um sucesso de critica e de publico, ele foi cancelado deixando cerca de sete episódios inacabados e um filme pra TV que provavelmente encerrariam a série.

Entre as controvérsia está o episódio: “Colheita das Trevas”, onde para se passar por humano durante um exame médico na escola, Zim rouba órgãos de diversos estudantes, esse episódio teria sido citado no julgamento de Scott Dyleski, um assassino norte-americano que teria um facinio por orgãos humanos e teria feito diversos comentários sobre esse episódio da série.

Outra polemica é a imagem de Gir banhado em sangue que pode ser vista quase como um Easter Egg nas aberturas de alguns dos episódios da série.

Ele não é fofo?


O que encontrei de explicação pra isso, é que essa imagem faria parte da abertura, mas teria sido censurada, e não a retiraram por completo de alguns episódios, por isso é possível vê-la em alguns frames.

A principal polêmica da série é a forma como eles falam e zombam da humanidade, retratando-a de forma caótica e anárquica, todos são idiotas e estão perdidos, tão entorpecidos que não notam coisas como a presença de um Alien em sua sala de aula, ou a recorrente aparição de monstros e outras insanidades ao seu redor.

O autor se utiliza por diversas vezes de porcos para falar da série como forma de critica, desde o Porco da Pizza, que é o personagem que caracteriza uma pizzaria do universo da série, como a entidade que é invocada por Gib para punir sua irmã e como consequência ela só consegue sentir gosto de porco nos alimentos.

Outra forma de critica a sociedade é o Chihuahua “Madness” (Nome dado pelos fãs, pois é o que Zim grita quando o vê pela primeira vez), ele deveria ser uma piada recorrente na série que não deu muito certo segundo Vasquez, parece ser uma referencia a uma das histórias de Johnny, onde ele menciona que um pequeno Chihuahua estava o seguindo para todos os lados.

Existem alguns grupos que querem o retorno da série, o Operation Head Pidgeon é o principal deles, além de grupos trabalhando em animar os “Episódios Perdidos” de Invasor Zim, quem até agora conseguiu isso foi o grupo: Soapywaffles eu não encontrei nenhuma versão legendada, e eles parecem não atualizar a página a um bom tempo já, mas já é possível ver o episódio “Mopiness of Doom” com algumas falhas ainda.

Nota final: 9,5/10. Provavelmente seria 10/10 se a Nick não tivesse cancelado a série antes do fim.

Loucura

Loucura

Comentários

Comentários!