Os maiores mistérios não solucionados da história

Bem vindos crianças a mais uma aula do tio Butch, hoje falarei sobre os textos que ninguém sabe o que significam, textos secretos que nem os maiores criptógrafos do mundo conseguem desvenda-los, e isso deixa espaço para o mistério e as mais diversas teorias.

Manuscrito Voynich

Manuscrito Voynich

Manuscrito Voynich

O Manuscrito Voynich é um livro que ninguém entende, ou popularmente conhecido como “O livro que ninguém consegue ler”, isso simplesmente porque foi escrito num idioma que não existe. Esse livro tem mais de 250 páginas e o teste de carbono indica que ele seja de 1400, ou seja, tem mais de 600 anos mas ai depende de quando você ta lendo esse post, pode ser que você esteja em um terminal perdido num futuro pós apocalíptico, talvez seja uma raça evoluída rastreando informações do passado humano, mas independente disso, clique nos anúncios, não custa nada… 

Ninguém sabe quem escreveu ou o porque, os maiores criptógrafos e linguistas já tentaram desvendar o segredo desse livro e apesar de encontrarem determinados padrões não conseguiram descobrir o que os mesmos significam, e isso abre espaço para todo tipo de teoria, inclusive que esse livro tenha sido escrito com conhecimento alienígena, isso porque além de tudo isso ele trás uma sessão dedicada a botânica com 113 desenhos de plantas desconhecidas dentre outras sessões dedicadas a anatomia e astronomia…

A teoria hoje mais aceita é de que o manuscrito tenha sido criado como uma fraude pelo mago, astrólogo e falsário inglês Edward Kelley com ajuda do filósofo John Dee para enganar Rodolfo II da Germânia, mas até que se prove isso eu vou acreditar que foi escrito por aliens, me julguem a vontade ¬¬

 

Kryptos

Kryptos

Kryptos

Kryptos é uma escultura com mensagens criptografadas que se encontra na frente da sede da CIA nos EUA, olha que promissor. Ela é composta de 4 mensagens das quais somente 3 foram decifradas, a 4ª nem mesmo os melhores especialistas da CIA conseguiram resolver. O autor da obra Jim Sanborn já deu algumas pistas mas não ajudou muito, eu acho que essa 4 foi uma trollada ele escreveu qualquer coisa que não quer dizer nada só de sacanagem, eu só acho só.

 

As cifras de Beale

Cifra de Beale

Cifra de Beale

São três textos criptografados deixados por Thomas J. Beale para um amigo com a instrução, de que este usa-se-a caso ele não voltasse mais de uma viagem, segundo Thomas essas mensagens levariam ele até um dos maiores tesouro do mundo, apenas 1 das 3 cartas foi decifrada ela descreve o tesouro e indica que ele esteja no Condado de Bedford, as outras 2 não decifradas indicariam a localização exata e o nome dos amigos de Beale que receberão sua parte no tesouro

A página decifrada usou como base a carta de independência dos Estados Unidos, e diz o seguinte

Eu depositei no condado de Bedford, a seis quilômetros de Budford, em uma escavação ou cripta, carca de 1, 80 m abaixo da superfície do solo, o seguinte conteúdo, tudo pertencendo às partes cujos nomes serão dados no texto número 3. O primeiro depósito consiste em mil e quatorze libras de ouro e três mil, oitocentas e doze libras de prata, depositadas em novembro de 1819. O segundo depósito foi feito em dezembro de 1821 e consiste em mil novecentas e sete libras de ouro e mil duzentas e oitenta e oito libras de prata. Também há jóias obtidas em St. Louis em troca da prata, para reduzir o peso do material transportado, valendo 13 mil dólares. Tudo está seguramente acomodado em potes de ferro com tampas de ferro. A cripta encontra-se forrada com pedras, os potes permanecem sob pedras e mais pedras. O texto número 1 indica a exata localização da cripta, desse modo não haverá dificuldade em encontrá-la.

Muitos acreditam que o tesouro é uma fraude e que as duas outras cartas não tem informação nenhuma, cabe alguém descobrir e dar uma de Nicolas Cage em busca do tesouro perdido.

O disco de Phaistos

O disco de Phaistos

O disco de Phaistos

O misterioso disco de Phaistos ou Disco de Festo foi descoberto pelo arqueólogo italiano Luigi Pernier, em 1908 no sítio do palácio de Phaistos, em Minoan em 03 de julho de 1908. O objeto com cerca de 15 cm. de diâmetro e pouco mais de 1 cm. de espessura, é composto por barro e possui estranhos símbolos que aparentemente revelam um novo modo não conhecido de hieróglifos. Segundo datações, o objeto foi construído em algum momento do segundo milênio a.C. durante a metade ou final da era do bronze da Civilização Minoica. Até hoje, o disco permanece sendo um dos grandes mistérios da arqueologia, este objeto único atualmente está em exibição no museu arqueológico de Heraclião em Creta, Grécia.

Inscrição de Shugborough

Inscrição de Shugborough

Inscrição de Shugborough

O Monumento ao Pastor, do século XVIII, localizado em Staffordshire (Inglaterra), parece uma mera réplica do famoso quadro de Nicolas Poussin, “Pastores da Arcádia”. Mas quando nos olhamos de perto, a estranha sequência de letras: DOUOSVAVVM deixa uma dúvida no ar, o que diabos essa merda significa. Esse código permanece indecifrável há mais de 250 anos. Inclusive a própria autoria da obra também é um mistério senão era só perguntar para o cara né, alguns especialistas sugerem que o código seja uma pista deixada pela Ordem dos Templários a respeito do paradeiro do grande segredo achado no Templo de Salomão, segredo esse que alguns acreditam ser o Santo Graal mas ai é papo pra outro post.

O caso de Taman Shud

O bilhete achado no bolso de Taman Shud

O bilhete achado no bolso de Taman Shud

Também conhecido como o “Mistério do Homem de Somerton”, é um inquérito criminal não solucionado sobre um homem não identificado que foi encontrado morto, considerado o caso mais misterioso da Austrália, e qual o motivo de tanto mistério, oh, senhor Butch, eu te digo, criança: Durante a investigação um papel impresso com as palavras “Taman Shud” foi encontrado em um bolso secreto de uma das calças do homem, tratava-se de um pedaço da página final do livro Rubaiyat escrito em persa, e significa “fim” ou “terminado” o papel estava em branco no verso e a polícia buscou por uma cópia do livro que encaixasse com o papel rasgado. Uma fotografia do pedaço de papel foi enviada para departamentos de polícia interestaduais e divulgada ao público, levando uma pessoa a revelar que havia encontrado uma rara primeira edição de Rubaiyat no assento traseiro de seu carro que esteve estacionado e destrancado no local onde acharam o corpo um dia depois, exames indicaram que esta página havia sido arrancada e também identificaram anotações a lápis atras do papel onde foi possível ver o texto da imagem acima. As letras riscadas foram posteriormente consideradas insignificantes por sua similaridade com as da quarta linha, indicando provavelmente um erro.

Um número de telefone também foi encontrado nas costas do livro. O número pertencia a uma ex-enfermeira que morava a 800 metros do local onde o corpo foi encontrado. Ela disse que enquanto trabalhava em Sydney durante a 2º Guerra tinha uma cópia do livro mas deu-o de presente a um tenente do exercito: Alfred Boxall. Tempos depois ela recebeu uma carta do tenente, mas já havia se casado. Ela acrescentou ainda que no final de 1948 um homem misterioso perguntara a seu vizinho de porta informações sobre ela. Ela não foi capaz de identificar o cadáver como sendo Boxall. A polícia ainda assim acreditou que o morto fosse Boxall, até encontrá-lo vivo e com sua própria cópia do Rubaiyat, completa com o “Taman Shud” na última página.

Até hoje o caso não foi desvendado e nem sinal do que significa os sinais escritos atrás do papel ou qualquer ligação entre o morto e as pessoas envolvidas. O homem foi enterrado no Cemitério de West Terrace, em uma lápide com os dizeres: ”Aqui jaz o homem desconhecido que foi encontrado na praia de Somerton em 1° de dezembro de 1948″.

O Sinal WOW

O Sinal wow

O Sinal wow

Essa é demais, Jerry Ehman, funcionário do SETI, o SETI é um Projeto americano vinculado a NASA que busca encontrar evidências de vida extraterrestre através de sinais de rádio captados do espaço, os sinais são estudados para se encontrar padrões que possam dar alguma pista, Jerry estava observando os registros das ondas de rádio provenientes do espaço e identificou um sinal fora do comum, esse sinal durou 72 segundos e vinha de uma estrela denominada Tau Sagittani à 120 anos-luz de distância. Como forma de manisfestar sua surpresa com o ocorrido, ele escreveu WOW na impressão do sinal, por isso Sinal WOW. Desde então, vários tentam entender o sinal, identificar sua origem e saber o que ele quer dizer.

Cartas do Zodíaco

A primeira carta do Zodíaco

A primeira carta do Zodíaco

São quatro mensagens criptografadas escritas pelo assassino Zodíaco, um serial killer que assassinou moradores de São Franciscos nos anos 60 e 70. A segunda carta descrevia o plano para explodir uma bomba numa escola da região, plano que nunca foi concretizado. Além disso a carta contém um trecho em código, que supostamente revelaria o nome do assassino. A terceira e ultima carta enviada pelo assassino foi a unica identificada e dizia:

Aqui quem fala é o Zodíaco. Eu fiquei bastante irritado com o povo da Bay Area de San Francisco. Eles não acataram meus desejos de que usassem um bottom com meu símbolo. Prometi puni-los se não acatassem, aniquilando um ônibus escolar. Mas agora as escolas estão de férias pelo verão, então eu os puni de outra maneira. Atirei em um homem sentado em um carro estacionado com um .38. O mapa que acompanha este código diz onde a bomba está. Vocês têm até o outono para desenterrá-la

Infelizmente o método usado para decifrar ela não servia para primeira, nem para a parte cifrada da segunda, e até hoje as cartas assim como a identidade do assassino é um mistério.

O monumento da Georgia

O monumento da Georgia

O monumento da Georgia

Trata-se de uma misteriosa escultura parecida com o Stonehenge, erguida em 1979, na Georgia (EUA). Há mensagens escritas em oito idiomas (inglês, espanhol, hebraico, híndi, suaíli, chinês, árabe e russo. Erguidas de acordo com características astronômicas, cada pedra apresenta “10 mandamentos” para a humanidade São eles:

  • Manter a humanidade abaixo de 500 milhões num perpétuo equilíbrio com a natureza;
  • Controlar a reprodução de maneira sábia – aperfeiçoando as condições físicas e a diversidade;
  • Unir a humanidade com um novo idioma vigente;
  • Controlar a paixão – fé – tradição – e todas as coisas com razão moderada;
  • Proteger povos e nações com leis e cortes justas;
  • Permitir que todas as nações regulem-se internamente, resolvendo disputas externas em uma corte mundial;
  • Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários;
  • Balancear direitos pessoais com deveres sociais;
  • Valorizar a verdade – beleza – amor procurando a harmonia com o infinito;
  • Não ser um câncer na Terra – Deixar espaço para a natureza.

A questão é que não se sabe quem financiou a obra, o dinheiro veio de um banco com vários depositantes que enviaram em vales postais anônimos, acredita-se que ela seja obra da “Nova Ordem Mundial” mas ai também é assunto para outro post.

Esses foram os mistérios que eu selecionei, se conhecerem algum comentem talvez nós façamos uma segunda parte, e se algum de vocês conseguiu desvendar os segredos desses mistérios me digam porque eu quero ficar rico a custa de vocês, muito obrigado por ter lido até aqui, compartilhem esse link para seus amigos, e nos sigam no Twitter @Misinforme_se

Comentários

Comentários!