Não me abrace, estou com medo 2 – Tempo

Wow! E quero mesmo dizer… Wow!

Como vão minhas pessoas criativas? Tudo bem com vocês? Acabo de ver a continuação do épico vídeo: “Don’t Hug Me, I’m Scared” e é tão genial quanto o primeiro, e caso você não tenha visto ainda, está aqui em baixo:

Vamos lá, esse vídeo é a continuação do viral da Internet sobre o qual falei um tempo atrás, se quiser ver o artigo o link está ali em cima e bem aqui, se você ainda não o viu, o veja, porque ele é importante para o que vou falar agora!

O Vídeo começa com o som do “tic tac” de um relógio, é quase um metrônomo e ele vai tocar até o final do vídeo, os bonecos estão sentados na sala em silêncio olhando para a televisão com estática, então o boneco vermelho diz para eles pararem de perder tempo, pois seu programa está prestes a começar.

Time

Time

A priori pensei que eles falavam sobre um programa qualquer da TV, mas ao rever o vídeo ele pode estar se referindo ao programa deles, o programa no qual eles são os personagens, algo que é importante mencionar, é dia 19 de Junho, no vídeo anterior também era dia 19 de Junho.

O boneco do pássaro afirma que eles não tem tempo o suficiente, eis que surge o personagem do relógio, ele fará o papel que o bloco de notas fez no outro vídeo, dizendo que sempre há tempo para uma canção.

19-06-55

19-06-55

Ele então mostra um quadro dos três com uma data embaixo, note que dos quadros que ele mostrará, esse é o único que é visível na cena inicial, olhe lá em cima e verá ele, em seguida, indo em frente ele mostra um quadro que vimos no primeiro vídeo, é o quadro do palhaço que um dos bonecos desenhou e foi manchado de tinta pelo bloco de notas:

Passado.

Passado.

Ele menciona o passado e mostra o quadro seguinte com a palavra nothing (Nada em inglês), com a palavra forever (Para sempre, ou eternidade em inglês) no lugar da data.

Eternidade.

Eternidade.

Lembrem desse quadro, o vídeo segue e o relógio diz que são 8:45, hora do banho, o boneco de pássaro afirma que eles já estão limpos, mas o relógio ignora e começa a esfregar as costas do boneco amarelo enquanto diz:

“Esfrega, esfrega, esfrega até a água ficar marrom!”

Esfrega!

Esfrega!

Agora, esse é um ponto importante, a água fica marrom e a palavra Brown (Marrom em inglês) surge na tela, e por que essa é uma coisa importante?

Bom, você se lembra do vídeo anterior? Diga-me quais eram as cores criativas!

Escolha uma cor.

Escolha uma cor.

Amarelo, vermelho, azul, marrom e laranja, existem mais ligações entre os vídeos, mas falarei mais sobre isso depois…

O relógio continua falando sobre o tempo, o vídeo está te mostrando como as pessoas são controladas por rotinas, como elas ficam presas nisso e deixam o tempo lhes dizer o que fazer, o relógio os leva para uma viajem no tempo, o boneco vermelho diz que eles não querem, pois iram perder seu programa, o relógio retruca dizendo:

“Não sejam estúpidos amigos, é hora de ir!”

Vivo ou Morto.

Vivo ou Morto.

Eles andam pela era vitoriana onde você vê a imagem de um dos bonecos num cartaz de procura-se, a recompensa é de 1906 (sei lá que moeda é essa), interessante notar que 19.06 deve ser referir a 19 de Junho.

Ele nos mostra então algumas árvores velhas e nos mostra uma maçã madura pronta para o consumo:

Maçã

Maçã

A maçã então começa a apodrecer na frente deles.

Continuando o relógio fala mais sobre o passar dos tempos, e diz que o tempo voa quando você está se divertindo:

Castelo de Cartas.

Castelo de Cartas.

O relógio então derruba o castelo de cartas que o boneco estava construindo, e diz que existe hora e lugar para diversão, mostrando que como tudo mais, cada momento de sua vida precisa ser controlado, temporizado e medido.

Os bonecos continuam cantando e o boneco amarelo mostra seu pai:

Pai

Pai

Bem, nossos pais são nossos reflexos de futuro, são a base de nossa moral e de nossas crenças, aqui o boneco mostra uma prospecção do que ele espera para o próprio futuro, e de certa forma o boneco mais velho vê uma representação de seu passado no filho.

Eles então começam a ir para o futuro, um dos bonecos olha para um velho em um caixão e diz:

“Um homem velho morreu!”

Ao que o relógio responde com:

Mas olhe, um computador!

Mas olhe, um computador!

Aqui ele deixa claro a irrelevância da vida perante o tempo e perante a própria sociedade, a evolução ignora quantas pessoas morreram para que ela aconteça, é simplesmente, o ciclo da vida.

Futuro

Futuro

O relógio então reforça essa ideia mostrando diversos aparelhos para os bonecos, e tecnologias avançadas, prestem atenção e verão o calendário marcando 19 de Junho ao fundo e o quadro com a foto deles do começo do vídeo com as bordas cobertos pelo que parece alumínio.

Eles não falam mais que estão perdendo o programa, é interessante notar que o tempo não passa pra eles, como para os personagens de programas infantis, tempo é irrelevante, o programa pode continuar no ar por anos e os personagens não envelhecem, não morrem, é sempre 19 de Junho e sempre será 19 de Junho, e eles nunca vão envelhecer, estando eles no passado, ou no futuro.

De novo.

De novo.

Agora o pai do boneco amarelo está no computador vendo o que parece conteúdo NSFW, e o boneco amarelo diz:

“Meu pai é um computador!”

Uma referencia a perca da identidade que ocorre com o tempo e a rotina, o relógio grita:

“Olha o tempo!”

Indicando que eles estão gastando tempo a toa, em seguida os bonecos começam a falar horários e mostrar peixes.

7:45 – Peixe no prato.
20 dias depois – Peixe na bandeja.
11:00 as 12:00 – Peixe no banho.
9:30 – Peixe por toda a parte.

Peixe por toda a parte.

Peixe por toda a parte.

É apenas uma nova critica a rotina, e aqui temos algo interessante novamente, sobre a cabeça do boneco o calendário ainda mostra 19 de Junho, na direita temos um relógio de pulso sobre a escrivaninha e na esquerda podemos ver o Bloco de Notas do primeiro vídeo sorrindo.

Os personagens então começam a debater sobre a importância do tempo, se questionando se ele é real, o boneco verde então tenta apresentar uma definição mais científica de tempo, dizendo que é apenas uma invenção da percepção humana.

Tempo.

Tempo.

Aqui temos um dos momentos mais carregados de informação no vídeo, primeiro temos o que parece ser uma equação dizendo que a suástica=mc², existem várias possibilidades de interpretação disso, uma é a do símbolo original cujas crenças hindus associavam o uso dela com boas energias, outra possibilidade é a critica ao controle totalitário que os nazistas faziam comparando de forma irônica o objeto dessas crenças com a fórmula de um famoso cientista judeu (E=mc²).

Energia é igual a Massa vezes a Velocidade da Luz ao Quadrado.

Abaixo vemos uma equação onde Pi=19.6(y) (em alguns países a utilização do ponto substitui a vírgula que usamos em casas decimais aqui no Brasil), o que seria possivelmente PI=19,6*(y), em todo caso, a relevância está no número 19.6, outra alusão a data 19 de Junho.

Na imagem também notamos a imagem do cérebro que possui uma área com a cor verde, e se você se lembra do primeiro vídeo, verde não é uma cor criativa.

Verde não é uma cor criativa!

Verde não é uma cor criativa!

Consegue adivinhar com qual área do cérebro está associado a região indicada pelo verde no vídeo?

Lobo Temporal.

Lobo Temporal.

Pois é, o lobo temporal, mas essa não é a única associação feita entre o cérebro e o tempo, no primeiro vídeo, o bloco de notas já havia mencionado a importância de se usar o cérebro pra ter um bom tempo.

Time

Time

O relógio se irrita e começa a gritar como um despertador, ele não quer que você comece a pensar demais e tentar entender o tempo, apenas siga sua rotina sem criticar.

Mudança.

Mudança.

O relógio então menciona a mudança como algo ruim, e ele começa a fazer os bonecos envelhecerem, eles começam a apodrecer e deteriorar.

tumblr_inline_mz2dvhk9D41r6etxv

tumblr_inline_mz2dv9R97C1r6etxvtumblr_inline_mz2dvpshoi1r6etxv
tumblr_inline_mz2dwkYSdv1r6etxv
dor

tumblr_inline_mz2dwuO5S11r6etxv

Faça parar!

Implora o boneco enquanto a imagem se afasta mostrando a TV.

O relógio responde:

“Está fora das minhas mãos, eu sou só um relógio… Mas não se preocupe eu tenho certeza que ficaram bem, mas eventualmente todo mundo fica sem tempo”.

Uma forma genial de deixar claro o fato de que, eventualmente todo mundo vai morrer, é sempre só uma questão de tempo.

Tic Tac

Tic Tac

O boneco vermelho desliga a TV, o som do relógio continua, os bonecos estão em silêncio como se nada tivesse acontecido, ainda é 19 de Junho, mas aqui a cena não é a mesma do começo do vídeo, prestem atenção, perto da cadeira no boneco pássaro tem um olho caído, que pulou de sua órbita no momento em que eles envelheciam e lembram do quadro que eu pedi que se lembrassem do começo do vídeo? Agora ele está no lugar do quadro onde havia a foto dos bonecos.

Concluindo, o que dizer desse vídeo? É ótimo, eu gostei inclusive mais do que do primeiro, inclusive eu gostei mais do Relógio que do Bloco de Notas, o vídeo é cheio de referencias e autorreferências que o tornam mais rico, o impacto dele é um pouco diferente do primeiro, ele trata de te chocar de forma diferente e isso é muito interessante.

Bom, por agora é só galera, sigam o @Misinforme_se e curtam nossa página no facebook!

Até mais!

Comentários

Comentários!