Naruto ACABOU!

Esse artigo foi postado originalmente em 16 novembro de 2014, mas devido a incidentes envolvendo saguis e uma promoção de almoço grátis, ele precisou ser repostado.

Olá meus queridos Chunnnins!

Saporra! Acabou crianças! Polêmica! Mamilos!

E é claro que eu ia falar disso, não precisava ter me xingado antes!

1

Acabou!

E o que isso significa?

Bem, eu já fiz um brincadeira com Naruto aqui:

Naruto X Hunter

Mais agora que a série acabou, nos perguntamos… E ai?

Bom, obviamente, esse artigo irá conter spoilers, então:

Spoiler Alert!

Spoiler Alert!

Bom, Naruto vocês já devem saber, fala de um jovem ninja chamado Naruto que vive na aldeia de Konoha, e se você não viu o final ainda, se ferrou, porque aqui vai a ultima página do mangá:

Não era bem isso…

Não era bem isso…

Alguém se lembra sobre o que era a história de Naruto no começo?

Bom…

Naruto era uma história sobre amizade, sobre superação e sobre ser aceito, com um fundo legal de lutas.

Ou ao menos foi o que nos prometeram.

Uzumaki Naruto é um ninja de Konoha, filho do quarto Hokage (a principio ele não sabe disso), Hokage este que selou o demônio raposa de nove caudas a Kyuubi (De nome Kurama) no corpo do próprio filho para salvar a vila.

E ao invés de ser visto como um herói que salvou a vila, ele é visto como um filho da puta, cuja culpa não vai mais longe do que ser filho de um General ninja, este sim, é visto como herói depois de ter amaldiçoado o próprio filho a uma vida de reclusão.

Sozinho...

Sozinho…

Essa cena foi repetida ad infinitum durante o anime inteiro…

Naruto triste no balancinho, sozinho.

Por ser uma criança sozinha e sem amigos, Naruto não podia fazer nada a não ser ficar triste em seu balancinho, comer Lamen e dar trabalho para o recém desaposentado Terceiro Hokage.

Mas Naruto quer ser um ninja, quer ser visto, reconhecido e se tornar o futuro Hokage… Por um tempo, então ele conhece seus amigos do Time 7.

Time 7

Time 7

Comece então sua rivalidade com seu melhor(?) amigo(??) Uchiha Sasuke, ultimo membro do clã Uchiha

Claro, ultimo Uchiha tanto quanto Goku é o único Super Sayajin.

Após uma serie de eventos Sasuke parte da vila em busca de poder para realizar uma vingança contra seu irmão, e então o foco de Naruto deixa de ser tornar-se um Hokage para trazer de volta Sasuke para a Vila.

Vale do Fim!

Vale do Fim!

Foi no vale do fim que Naruto e Sasuke terminaram, assim como seus ancestrais, Uchiha Madara e Senju Hashirama.

Para explicar o clã Senju tem alguma ligação com o clã Uzumaki, clã da mãe de Naruto.

No anime a história se segue com um milhão de fillers e então temos um time skip de três anos, onde o anime muda de nome para Naruto Shippuden.

No mangá temos uma curta de três capítulos chamado Kakashi Gaiden.

As crônicas de Sasuke!

As crônicas de Sasuke!

Onde vemos a busca desesperada de Naruto por seu amor platônico Sasuke, que deixou tão claro quanto possível não se importar com o loiro.

Mas é claro que isso não impediria o amor, os demônios de caldas chamados de Bijuus deixam de ser o foco da série, que apenas cresce pra mostrar uma organização secreta e seu plano de capturar essas criaturas, embora não vejamos sequer um capitulo de real tentativa de capturar as bijuus, a Akatsuki simplesmente chega ali e o Jinchurikida criatura já foi capturado.

Então em dado momento, Sasuke obtém sua vingança, apenas pra descobrir que seu irmão não era na verdade mau, ele foi somente alguém que queria impedir um golpe de estado e uma possível guerra, o jovem Uchiha então direciona seu ódio pra vila, e a partir dai muda mais de lado do que uma mulher muda de roupa.

Naruto e Sasuke.

Naruto e Sasuke.

Vamos lá, eu não vou ficar aqui contando a história pra vocês, afinal são 700 capítulos, e um gazilhão de episódios no anime.

Vou formular apenas a minha visão da história.

Foi bom…

Naruto teve uma excelente premissa, e um bom desenvolvimento inicial.

Veja bem, ignorando que os ninjas de Narutonão são muito sorrateiros, você consegue aceitar a maior parte das premissas, como a formação de aldeias onde se concentram os exércitos de cada pais, etc.

Qual então é o problema?

Até uma boa parte do exame Chunnin, Naruto se preocupava em desenvolver personagens, as coisas pareciam motivadas num plano de fundo maior, você via o crescimento e o amadurecimento dos personagens, isso até a morte do Terceiro Hokage que se sacrificou para selar os braços de Orochimaru.

Após isso a história vai nos apresentando mais e mais personagens, tentando te convencer a se importar com eles, para alguns funciona, outros não.

Alguns personagens ficam na memória e permanecem importantes por um longo tempo, como Jiraya e Tsunade, ou mesmo Kimmimaru, líder do quarteto do som, porém os outros membros do quarteto do som, após serem derrotados parecem ser totalmente esquecidos, e isso depois se torna algo regular em Naruto, após o Time Skip.

Duas caldas.

Duas caldas.

Depois do primeiro arco de Naruto Shippuden, o sequestro de Gaara, nós somos obrigados a ver uma série de Jinchurikis que ninguém se importa, e que não terão desenvolvimento algum ao longo da série.

Yugito Nii, a Jinchuriki do Nibi, apareceu apenas tempo o suficiente para ser efetivamente capturada pela Akatsuki, o arco dos “irmãos zumbi” deu muita mais importante para a morte de Azuma do que para a captura do duas caldas.

E embora a Akatsukisiga capturando as Bijjus você tem a impressão que nenhum pais está se movimentando contra eles, até bem tarde, quando finalmente Jiraya enfrenta Pain, e descobre que se trata se um de seus ex-alunos.

E ai a situação piora, enquanto antes parecia que existiam intrigas e disputas entre as vilas, e que era apenas um acaso que o exame Chunnin estava acontecendo na vila do protagonista, agora parece que de fato o universo conspira para que todos os acontecimentos relevantes do universo de Naruto caminhem para Konoha, quando não, diretamente para Naruto.

Pain.

Pain.

Nagato, a real identidade de Pain, o falso líder da Akatsuki, tratava-se por tanto de um Uzumaki.

Obito, real identidade de Tobi, o verdadeiro líder da Akatsuki, tratava-se de um Uchiha.

E então somos apresentados a uma ideia um pouco mais complicada.

Havia um grande ninja conhecido como “Eremita dos Seis Caminhos” que outrora prendeu o monstro demônio de dez caldas dentro do próprio corpo, ele teve dois filhos, um deles deu descendência ao clã Senju e por consequência o clã Uzumaki, e o outro teve como descendentes os Uchiha.

O Eremita inteligentão como só ele, achou uma boa ideia contrariar todas as normas de descendência monárquica do mundo, e deixou o filho mais jovem como seu sucessor ao invés do mais velho, o que gerou um ódio que se seguiu por gerações.

Além disso antes de sua morte, ele dividiu o Jyuubi, o demônio de dez caldas em nove outros monstros e se tornou a lua… Não se sabe muito bem como.

Alguém pode contar as caldas?

Alguém pode contar as caldas?

Alguém então pergunta:

- Qual o problema com isso Tio Pink? Para de ser Hater!

O problema, pequeno ninja, é que nada disso foi bem explorado, esses conceitos vão sendo vomitados na cara do leitor conforme a história segue, a lenda do Eremita muda conforme a necessidade da história, em um momento ele é o criador do ninjutso, em outro é o possuidor do Rinnegan, em outro ele é filho de Kaguya, e em outro ele é um Jedi que se manifesta de forma astral pra dar dicas para Sasuke e Naruto e ajudá-los a derrotar sua mãe, uma deusa coelho interdimensional sem personalidade que simplesmente aparece, e em outro momento ele tem um irmão, cuja importância nunca foi e nem será revelada.

Mudando de lado...

Mudando de lado…

Outro problema é a inconsistência de alguns personagens, sendo o principal dele Sasuke, que parece acordar de manhã querendo estar de um lado diferente na guerra.

Primeiro ele é um ninja de Konoha que quer matar seu irmão, depois ele é um ninja renegado que quer matar seu irmão, quando ele mata seu irmão e descobre a verdade, ele se torna um ninja renegado que quer destruir Konoha, então ele se torna um ninja renegado que trabalha para a Akatsuki, então ele se torna um ninja renegado que quer matar Danzo e seus conselheiros que foram os causadores da destruição de seu clã, então ele decide que ele só quer saber a verdade e revive os Hokages antigos, então ele decide que ele quer ser o novo Hokage, e então ele decide que quer ser Hokage, mas antes vai matar os outros Kages e destruir o sistema atual do mundo ninja, e então ele decide que vai embora viajar pelo mundo e foda-se o mundo.

Parece que cada vez que um personagem diz algo para ele, Sasuke muda de opinião, afinal de que lado ele está? Como ele define isso?

Mas ele não é o único personagem que milita uma ideologia que não a sua, Nagato também passou boa parte da série dizendo que traria a paz através da dor, para em um dialogo de dez minutos com Naruto mudar de ideia FODA e se sacrificar para reviver todos que matou naquelas vinte e quatro horas.

Na verdade em dado momento parece que Naruto é capaz de mudar a opinião de um personagem só conversando com ele.

Sim, eu estou repetindo a imagem!

Sim, eu estou repetindo a imagem!

Outra critica é que todo personagem tem um passado triste, todos eles queriam ser vistos, notados, percebidos, aclamados, eles queriam justiça, igualdade.

Se você é um vilão de Naruto, você tem tons de cinza e ponto.

Eu não sou grande fã de histórias maniqueístas que colocam quem é bom e quem é mau em lados totalmente opostos, mas você não precisa dar uma desculpa para os atos de todos os personagens e depois redimi-los.

Obito fez isso porque Rin morreu.

Nagato fez isso, porque Yahiko morreu.

Sasori fez isso, porque seus pais foram mortos.

Kisame fez isso, porque ser um ninja é fazer qualquer coisa pela vila.

Deidara fez isso, porque ele queria ser um artista.

Orochimaru fez isso, porque a vida é frágil.

Sasuke fez isso, por vingança.

E é sempre assim! Sempre tem que ter uma desculpa pros personagens fazerem o que fazem, se o personagem não tem um background triste ou uma redenção é porque ele não é suficientemente importante na trama.

Um bom plano é aquele que não faz sentido!

Um bom plano é aquele que não faz sentido!

Madara Uchihalutou por anos contra o clã Senju, seu irmão teve de se cegar para dar uma chance dos Uchihas vencerem os Senju, e a guerra seguiu até que após uma batalha Hashirama ofereceu sua vida pelo fim da guerra, então eles se uniram e formaram a vila da oculta da folha (Konoha), mas Madara percebeu que assim que Hashirama passa-se o poder para o irmão mais novo (cujo motivo ainda não ficou claro) ele começaria a caçar e perseguir os Uchihas, ele então buscou avisar seu clã, mas falhou, ninguém queria guerrear, ele então partiu sozinho para se tornar mais poderoso, voltou e foi derrotado por Hashirama no Vale do Fim (lugar onde Naruto e Sasuke terminaram).

Então ele mudou de ideia foda, encontrou Obitoe mandou ele destruir seu clã, dar o Rinnegan que tinha recém despertado para um garoto de nome Nagato e se preparar para revivê-lo para que juntos colocassem o mundo num sonho eterno, pois este mundo do sonho seria mais justo que o mundo real.

Mais porque Obito teve que ajudar a destruir seu clã inteiro mesmo?

Se Madara queria apenas trazer a paz, a vingança não combina muito com esse ideal certo? Ainda mais quando os próprios Uchihas haviam já percebido que Madara estivera certo e se preparavam pra dar um golpe de estado na vila da folha.

Quem manda nessa porra?

Quem manda nessa porra?

E o que mais me incomodou em Naruto é isso!

Antes, você sabia que a Akatsuki estava ali, comento crimes, capturando as Bijuus com o objetivo de criar uma arma poderosa, seu líder Pain era o grande vilão da série.

Mas na verdade Pain era só uma ferramenta de Tobi, este sim, o verdadeiro vilão da série que estava usando Pain e a Akatsuki para seus próprios objetivos nefastos.

Mas na verdade Tobi era Madara, ou ao menos é o que ele diz para ameaçar as cinco grandes vilas e iniciar uma guerra.

Mas na verdade a identidade real de Tobi era Obito Uchiha.

Mas na verdade Obito era apenas um capanga de Madara, seguindo exatamente seu plano para que ele pudesse enfim reviver e então aplicar o plano de reviver o Jyuubi, a união das demais Bijuus.

Mas na verdade, Obito estava usando Madara, e assim que tem a chance ele decide que ele mesmo se tornará o Jinchurikido Juubi e ele vai executar o plano ele mesmo porque sim!

Mas na verdade Madara já estava preparado para essa possibilidade, então ele usa o Zetsu negro, uma criação sua com o DNA de Hashirama para tomar controle de Obito, reviver e então finalmente se tornar o Jinchuriki do Jyuubi.

Mas na verdade Madara estava sendo usado pelo Zetsu negro que era a manifestação da vontade de Kaguya encarnada.

Logo na verdade o Zetsu negro estava sendo usada por Kaguya para que ela finalmente revivesse.

Mas na verdade Kaguya era só uma capanga de Lord Frieza… Pera ai… Acho que fui pro anime errado!

Caramba… Já chega de plot twists né?

 

E por falar em reviravoltas de vilões, pelo menos nós tínhamos um histórico de quem era Nagato, quem era Obito, e principalmente quem era Madara!

Na verdade estamos desde o Naruto clássico sabendo que existia esse ninja fodão que lutou contra o primeiro Hokage no vale do fim, e que a luta entre Naruto e Sasuke é uma rima temática desse acontecimento, agora Kaguya não.

Quer dizer, sério? Ela foi apresentada como conceito, a “mãe demônio” do Eremita dos Seis Caminhos, e de repente, seis ou sete capítulos depois ela é introduzida como vilã final da série.

Isso é no mínimo desrespeito com quem está acompanhando a série a tanto tempo.

Se não entendeu o comentário acima assista os vídeos do Shonen Quest.

Basicamente é isso o que estragou muito Naruto pra mim…

Um mangá que foi muito bom, e talvez por más decisões editoriais tenha tido a qualidade derrubada e muito.

Naruto.

Naruto.

Minhas considerações finais? Por onde começar?

Naruto foi muito bom, e tem coisas muito boas e legais ao longo da série, mas eu tive uma sensação de desapontamento enorme conforme a história vinha seguindo nos últimos anos, caiu e muito em qualidade de roteiro, e numa história, ao menos pra mim, isso é terrível.

Fan-service um pouco excessivo e uma guerra onde metade dos lutadores de cada lado morreu ao final do primeiro dia, numa guerra de dois dias são o declínio do mangá ao meu ver.

One Piece!

One Piece!

Acabou? Vai saber…

Ainda esse ano vai ser lançado um filme que fará oficialmente parte da cronologia chamada The Last! Naruto the movie, e ano que vem será lançada uma minissérie de Naruto.

Espero que seja melhor do que foi Naruto nos últimos anos, porque eu de fato gosto bastante da série.

Nota Final: 6/10.

Comentários

Comentários!